sexta-feira, 22 de abril de 2022

CANÇÃO DA TERRA




CANÇÃO DA TERRA 

“No Dia Mundial da Terra”


Canção da terra
Venho trovar
Ao sol nascer,
Saudade austera
Eu quero guardar
Num só viver.

Canção da terra
Terra de todos
Em pleno Bem,
Acabe a guerra
Afecto a rodos
Em terra-Mãe.

De manhã cedo
Mãos ao arado
Para lavrar,
Não tenho medo
Vou co´ o meu gado
O pão semear.

Mesmo de chuva
E cesta na mão
Vou pra vindima,
Eu colho a uva
Comendo o pão
Com mel em cima.

Tocam os sinos
Ave-marias
Na torre d´ igreja,
Penso os destinos
E as tropelias
Q´ ninguém deseja.

No horizonte
Dança a boieira
Para entreter,
Passo na fonte
O grão na eira
Vou recolher.

Já não há sol
E a brisa espanta
Em vez do vento,
E o rouxinol
Já pouco canta
Pra meu lamento.

Canção da terra
Canção da paz
E de embalar,
Na minha guerra
Desde rapaz
Sempre a cantar.

Dia da Terra
Terra sagrada
Q´ é minha e tua,
Luta na berra
Incendiada
Em cada rua.

Verde Planeta
Sonho de esp´rança
Logo no berço,
E tu, ó poeta,
Teu grito lança
Em cada verso!

© Frassino Machado
In CANÇÃO DA TERRA
E DO MEU PAÍS