terça-feira, 19 de julho de 2016

PORQUE ME LEMBRO...


Imagens do Mar


Porque me lembro…


Porque não o vir aqui dizer?
Nos portos onde aportei…
Lembro-me do grande prazer,
Dos amores que por lá deixei.

Lembrei-me e o lembrarei,
Porque é o meu passado!
Um passado como só eu sei,
Que por mim foi trabalhado.

Quando ia para o alto mar,
E era obrigado a te deixar;
Me lembrava no mergulhar,
Do prazer que era amar.

Açores, Cabo Verde e Madeira,
Foram terras que eu corri…
Fiz por lá tanta asneira,
E no fim a tudo sobrevivi.

Também andei por Terras d’el Rei,
Fui a Ferrol, a Cádiz e São Fernando;
Na amurada também me debrucei,
Para olhar algo de vez em quando.

Nunca me armei em conquistador,
Fui apenas um marinheiro…
Que quando pôde deu amor,
A algumas belezas por inteiro.

Já lá vai uma vida,
Mas eu disto não me esqueço;
Vivê-la de forma tão sentida,
É nisto que a transpareço.

Armindo Loureiro