quarta-feira, 24 de junho de 2020

SÃO JOÃO CONFINADO


SÃO JOÃO CONFINADO 

“Auto de Contestação 2020”


Eu quero, meu povo, lavrar
Meu Auto de Contestação
Pra tripeiramente declarar
Esta falta de consideração!

Vi todo o País desconfinado
A preparar-se pra festejar
Um grito de alma revoltado
Eu quero, meu povo, lavrar.

Por decidirem pra Capital
Final da Europa do Campeão
Quero lavrar, de forma cabal,
Meu Auto de Contestação.

A culpa é de quem ´stá no poleiro
E que lá fora sabe incensar,
Venho aqui, e de corpo inteiro,
Pra tripeiramente declarar.

Eu me honro da minha Festa,
Com variantes de sensação,
Lamento por razão manifesta
Esta falta de consideração.

Diziam que Lisboa era segura
E que já nem Covide tinha
E, agora, metem-se em aventura
Puxando a brasa à sua sardinha.

Parece que a Fera regressou
Andando por aí em todo o lado,
Desta feita o caldo s´ entornou
Voltando tudo ao confinado…

Foi no que deu o quixotismo
Abrindo os braços à Europa
Epidemia mais facilitismo
Não dá pra brincar co´ a tropa.

Eu, como me acho bonzinho
E ´stou quase desconfinado,
Vou-lhes fazer belo jeitinho
Mandando-lhes este recado:

Temos cá o nosso Dragão,
Temos cá a nossa Pantera,
Mudem pra cá a Competição
Que a Ordem a gente assevera.

Fica assim resolvida a desfeita
E mais amigos do que dantes,
Quem à aventura se ajeita
Acaba o caminho a penantes.

Quanto às Festas… logo se vê,
Sardinhadas não faltarão
O resto, na Internet e na Tv,
Há sempre espaço pro São João.

Nem que seja à porta fechada
Ou mesmo dentro dum quintal
Haverá Festa até de madrugada,
E, quem sabe, algum arraial…

Com alhos-porros ou sem eles,
Sem martelinhos prós desafios,
Mas co´ a adrenalina nas peles
Estão mil balões a ver navios.

A gente nunca se atrapalha
Nem a nossa alma fica aflita,
Quem tem esta garra não falha
Porque somos a Cidade Invicta!

Frassino Machado
In AO CORRER DA PENA