sábado, 5 de março de 2016

A VOZ DO MAR



Raul Germano Brandão (Porto, Foz do Douro, 12 de Março de 1867 — Lisboa, Lapa, 5 de Dezembro de 1930), militar, jornalista e escritor português, famoso pelo realismo das suas descrições e pelo lirismo da linguagem.

A VOZ DO MAR 

“Homenagem a Raul Brandão”


Fui junto à praia ouvir a voz do mar
Numa tarde bem cálida e serena
E entre rochas molhadas senti pena
De não ter junto a mim a quem amar...

Sinfonia das ondas a chamar,
Lembrança de saudade tão amena,
A minha alma sentindo-se pequena
Sua imagem da espuma fez brotar.

Ó algas e marítimos animais,
Ó filhas de Neptuno que sonhais
Vir a ser do deus Marte namoradas,

Procurai noite e dia o meu amor
Levai-lhe as minhas lágrimas e dor
E trazei dela beijos às braçadas!

Frassino Machado

In LIRA BEM TEMPERADA