sábado, 4 de dezembro de 2021

TIVE O MUNDO QUE SONHEI!




Tive o mundo que sonhei!


Tive o mundo que sonhei,
Na palma da minha mão!
Fui um príncipe e um rei,
Nesta noite de ilusão!...

Entre os braços de Morfeu,
Entrei num sono profundo
E a dormir fui pelo mundo,
Sonhando um mundo só meu,
Onde a voz do bem venceu,
Erguendo a espada da lei,
Pela paz que idolatrei,
Por um viver bem melhor,
Onde eu sendo um sofredor,
Tive o mundo que sonhei!

E prossegui no caminho,
Desbravando os universos,
Em pensamentos dispersos,
Com a mente em torvelinho,
Como se fora um moinho,
Feito na imaginação,
Do sonho em transformação,
De ervas daninhas em flores,
E em vez de ódios amores,
Na palma da minha mão…

Habitei grandes castelos,
Tive riquezas, tesouros,
Ostentei coroas de louros,
Nos meus dourados cabelos,
E até fui cara nos selos,
Sendo mais que imaginei,
Ganhei asas e voei,
Até às nuvens e aos céus,
E a sentir-me quase um Deus,
Fui um príncipe e um rei!

Em busca do paraíso,
Em sonhos imaginado,
Fui poeta apaixonado,
Fui cabeça sem juízo,
Fui pedra no chão que piso,
Fui o cerne da razão,
Fui lágrima e emoção,
Fui a paz em todo o mundo,
E fui o amor mais profundo,
Nesta noite de ilusão!...

© J. M. Cabrita Neves | 2021