sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

CAIS DE EMBARQUE




Minha homenagem 

ao Cais de Embarque de Portugal:

CAIS DE EMBARQUE


Cais à beira Tejo, onde embarquei muitas vezes,
Levava comigo muitos sonhos pra minha terra,
Realizei muitos, outros por lá então se perderam,
Sempre que embarcava, muitas vezes eu sofrera,
Trazendo de volta, saudades do que eu usufruíra.

Cais de embarque, onde os barcos de longo curso 
Atracavam pra receber carga e muitos passageiros,
Onde se concentravam os familiares e seus amigos 
Pra se despedirem de quem partia pra muito longe,
Indo à aventura da descoberta de novas paragens.

Os cais de embarque de Lisboa eram os baluartes
Da emigração de pessoas, carga e descarga de bens,
Para outros países, movimentavam grandes valores,
Foram para Portugal, os alicerces da sua economia.
Fortaleceram com as colónias laços de hegemonia.

Tenho saudades desses cais de embarque de Lisboa,
Ponto de partida que fizeram verter muitas lágrimas
A quem ficava e partia numa aventura cega e muda,
Para mundos desconhecidos, embora já descobertos
Pelos navegadores portugueses, mas tão misteriosos.

Ruy Serrano