quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

HISTÓRIAS DO TEMPO DA ESCOLA...


Imagem - Amigos do Rio Tâmega


Histórias do tempo de escola…


No meu tempo de juventude
Que me vem agora à memória
Eu fazia brincadeiras amiúde
E as guardei para esta história
A história que vos vou contar
Da minha eterna jovialidade
Um dia fui até ao Tâmega a jogar
Um dos jogos de que tenho saudade
Não me posso esquecer
Que a Escola era no centro da Vila
Onde andávamos para enriquecer
Nossos conhecimentos em fila
O problema foi depois
Quando chegamos à escola
É que o Professor perguntou por quem sois
Onde é que os meninos andaram a vergar a mola
Lá tivemos que lhe dizer
Que nos distraímos no horário
Mas com a régua levamos e não foi sem querer
Era esse no tempo o nosso fadário
Mas hoje lembrando bem
Não restava ao professor outra acção
Então num pequeno intervalo haver alguém
Que andasse a fugir à escola por distracção
Na verdade fomos mais de mil metros
Numas correrias loucas
E os castigos foram tão certos
Para quem fez às indicações orelhas moucas
Foi na hora do intervalo
Quando tudo isto aconteceu
Disto tudo agora falo
Em mim nada assim morreu
Lembrar isto é tão bom
Os amigos podem crer
Ainda hoje ouço o som
Das pancadas no meu ser
Mas nada se perdeu
No tempo que assim vivi
No outro dia ninguém esmoreceu
A brincadeira de novo eu a senti
Valha-nos a nossa memória
Para isto vos poder contar
Na verdade a velha história
Está descrita para se amar

Armindo Loureiro