quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O NATAL É



O NATAL É


O NATAL é quando, em qualquer época, se consegue, ao reavivar a Confiança fazer renascer a Esperança. 

O Natal é, em cada momento e em todos os momentos, a Festa da Família! Por isso gostaria tanto de vos convidar para vivermos essa Festa! O caminho para chegarmos lá, frequentemente, não é suave nem fácil, e a estação mais difícil pode ser a do Inverno... Dentro de cada um! No entanto esse tempo, de invernia mostra que, quem não aprende a viver com a geada e a neve, fica enregelado... Não tem Natal! Tal como quem olha para si próprio, também não tem Natal! Fica com a Festa de Natal por viver... Porque o Natal é a Festa da Família! 

Só se conseguirmos continuar a descobrir maneiras de caminhar por entre o temporal e estivermos muito atentos aos sinais, que a natureza sabiamente ensina, é que seremos capazes de alcançar a casa onde se celebra a Festa da Família. Uma noite encantada para o resto da Vida... Uma casa que abriga o melhor de cada um! Nela, se reúnem, de uma forma tão harmoniosa... Acolhimento... Amor... Carinho... Ternura... Fraternidade... Igualdade... Liberdade... Afectos... Inesquecíveis! 

Depois de lá estarmos, ajudaremos nos preparativos, enquanto esperamos por um momento especial. 

Pela manhã, a Esperança, ternamente apoiada pela Confiança descobrir-se-á num lugar e se fará uma surpresa! Registaremos aqui, o que sentimos! Dessa forma iremos compondo a Prenda de Natal...O essencial não está nos objectos, mas no Amor e Carinho de todos, mas naquilo que vem de dentro do coração: Afectos... Amor... Amizade... Carinho... Momentos Felizes... Mágoas... Vamos partilhar pensamentos, sentimentos e anseios com palavras, retratos, flores, desenhos ou de outras maneiras. Podemos até abrir a arca dos segredos... São os espaços da partilha que têm várias tonalidades... uma mais clara a lembrar a aurora, outra uma noite estrelada... Ambas são tons do Céu! Porque não será o Céu o tecto da casa da Família...? 

E assim ao fazermos a Festa de Natal, com aquilo que temos de mais genuíno, iremos descobrindo um bocadinho de como se consegue, ao reavivar a confiança, fazer renascer a Esperança. 

E este é o espaço de recordarmos os que, apesar de já aqui não estarem, permanecem vivos, porque estão vivos dentro de nós, nas nossas memórias, nos nossos corações... para sempre! Antes de irmos preparar uma bebida quente, ajudámos a colocar na mesa uma toalha de linho muito bonita. Fora bordada para alguém de propósito, para a Festa de Natal, por uma caminhante, que já partira... Essa será uma forma de a ter presente, e lembrar outros caminhantes que também já nos deixaram... FELIZ NATAL, PAZ na Terra aos HOMENS de Boa Vontade.

Leta Moreira